segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

NEGRINHO DO PASTOREIO

Figura famosa do folclore gaúcho, o Negrinho do Pastoreio teria vivido e morrido no Sec. XIX no município catarinense de Santa Cecília. Moradores daquele município dão conta da existência dele na localidade de Fazenda da Chapada, há cinco quilômetros da cidade.

A figura folclórica já inspirou autores de músicas e livros, mas nunca foi reconhecida como verdadeira em qualquer registro histórico, no entanto os moradores mais antigos da cidade acreditam na existência do menino escravo e transmitem a crença de geração em geração.

No terreno onde os moradores acreditam que o negrinho morreu existe uma capela, construída de madeira, tem chão batido e um altar com imagens de diversos santos, inclusive a do negrinho.

Uma das versões gaúchas da lenda, descrita no livro de Simões Lopes Neto, conta que o Negrinho do Pastoreio era escravo de uma fazenda e apanhava muito do proprietário. O menino teria morrido após uma violenta surra porque não conseguiu encontrar uma tropilha de cavalos que havia fugido da estância.

Segundo os devotos, o Negrinho ajuda as pessoas a encontrar pertences, por isso, quem está a procura de algum objeto, basta acender uma vela para o menino e fazer uma promessa.

Fonte: Diário Catarinense de 21.10.2001

Foto: www.aultimaarcadenoe.com

P.S. - Em Palmeirinha ele é chamado de Neguinho do Pastorejo.

Nenhum comentário: