terça-feira, 17 de março de 2009

OS 12 HABITANTES DE MIRAVETE


"É na crise que as grandes idéias aparecem"

Miravete de la Sierra, em Teruel, no sudeste da Espanha, tem 12 habitantes - nenhum com menos de 70 anos - e um novo título: o povoado onde nunca acontece nada (www. elpuebloenelquenuncapasanada.com).

Ou, pelo menos, não acontecia, até que a cidade entrou na internet. Uma agência publicitária, a Shackleton, de Madri, resolveu bombar um vilarejo qualquer para provar o poderio de uma associação de 31 tevês a cabo temáticas, a Conect.

Criou-se um site com apresentação de cada um dos habitantes de Miravete: “Se você gosta de viajar para ver novos povos, em Miravete isso só vai lhe custar 12 segundos”, “Aqui o tempo não passa, nem adiantando o relógio” e “Quanto tempo faz que em sua vida não acontece nada? Então vem para Miravete”, convidam os moradores. Uma espécie de Big Brother virtual com os moradores.

Os turistas virtuais podem comprar bonequinhos de vinil de cada um dos habitantes pelo equivalente a R$ 30,00 cada, fazer downloads de imagens da aldeia e contribuir com doações para a reforma da igreja renascentista de Nossa Senhora das Neves. (Na foto, uma mostra de 7 bonecos).

Uma incrível jogada de marketing transformou a medieval cidadezinha esquecida no interior da Espanha num sucesso. O vilarejo, hoje famoso, vende ringtones para celular, wallpaper de computador e bonecos representando sua dúzia de moradores: Cristobal, Juan Sebástian, Providencia, Timoteo, Ascensión, Felix, Carmen, Angel, Palmira, Bernardo, Josefa e Faustina.
Aos 86 anos, Cristóbal Sangheza, narra como uma das vizinhas conversa com as galinhas, outra cuida da horta e o dia-a-dia da comunidade onde, ele garante, “todo mundo deixa as portas abertas porque não há roubos, nem mal-feitores. Nunca acontece nada mesmo”.

Fontes: www.casagrande.posterous.com e
www.terra.com.br/istoe/edicoes/2038/artigo117202-1.htm
(aprendendo com o Renato)

Nenhum comentário: