quinta-feira, 5 de março de 2009

SINOP, uma cidade no Mato Grosso

Em 1948, Enio Pipino e João Pedro M. Carvalho, nascidos no interior paulista, criaram a empresa Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda - SINOP com objetivo de colonização em terras no Noroeste e Oeste do Estado do Paraná.

Durante 25 anos, a empresa criou em 350 mil hectares, condições para que milhares de pequenos agricultores se tornassem proprietários agrícolas. Fundaram vários municípios, destacando-se Terra Rica, Iporã, Ubiratã, Formosa do Oeste e Jesuítas.

Em 1972, o Grupo SINOP, criou a empresa COLONIZADORA SINOP S/A, transferindo o peso da experiência para o Mato Grosso. Assim a empresa gerou as cidades de SINOP, VERA, SANTA CARMEM e CLÁUDIA. Na época quase 50 mil brasileiros migraram para aquela região, num fenômeno de explosão populacional forjando a “mística da NORTÃO”, aglutinador do sentimento de orgulho em relação à terra nova, ocupada pela coragem pioneira em possuí-la, fecundando-a com as mãos e com o suor anônimo. Orgulho brasileiro da crença, coragem e persistência de um povo. Hoje, com 110 mil habitantes o MUNICÍPIO DE SINOP, criado em 17 de dezembro de 1979, é o quarto em arrecadação no estado do Mato Grosso e polo econômico regional.

Nenhum comentário: