quinta-feira, 28 de maio de 2009

Canção brasileira ganha prêmio no Japão

Deu na BBC Brasil:

O músico brasileiro João Carlos Rosman, conhecido como Kao Rosman, recebeu no último dia 20.05.09, em Tóquio, o prêmio de compositor estrangeiro do ano da Sociedade Japonesa de Direitos dos Autores, Compositores e Editores (Jasrac, na sigla em inglês) pelo sexto ano consecutivo.

A canção Zoom Zoom Zoom é a música estrangeira mais executada no Japão há seis anos consecutivos, seja em comerciais de tevê, rádio ou em caraoquê, e portanto a que rende mais direitos autorais.

Rosman, que vive no Rio de Janeiro, não revela o quanto teria recebido pelos direitos autorais da música campeã no Japão.

"Nem eu sei", desconversa. "Ganhei o suficiente para não me preocupar pelo resto da minha vida", disse à BBC Brasil o brasileiro, que usa esse dinheiro para investir na sua banda, a Serapis Bey, que tem sua base no Rio de Janeiro.

Zoom , zoom, zoom foi composta originalmente em 1995 para o filme Only the Strong (Esporte Sangrento, no Brasil).

Mas a popularidade da música se deve à campanha publicitária da Mazda, que começou a usar a composição nos comerciais de TV e rádio no Japão em 2000.

"Acabou se tornando o hino da fabricante de carros", disse Rosman.

Segundo os representantes da Jasrac, nunca na história da indústria musical do Japão uma música estrangeira conseguiu ficar tanto tempo no topo do ranking.

"Quando eu era mais novo, queria ser igual o Morris Albert, que ganhou muito dinheiro com a música Feelings".
"Estamos trabalhando com a banda Serapis Bey para o CD chegar ao mercado brasileiro esse ano", conta.

Um comentário:

Guara disse...

Olá Rui!
Esta mesma matéria foi veinculada no Blog do Guara, quae na mesma hora! Incrível heim!
Mais incrível ainda... V eja esta matéria;
http://www.seuguara.com.br/2009/05/as-aventuras-de-um-mochileiro-de.html.
Um abraço.
Guaraci.