terça-feira, 2 de junho de 2009

Macapá e a linha do equador

Macapá é a capital do estado do Amapá.

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador. Para registrá-la, foi construído um monumento, chamado de Marco Zero, localizado a 5 Km do centro da cidade que contém um relógio de sol e um terraço para visitação (foto).

Por estar posicionado estrategicamente entre os dois hemisférios, o marco permite ao visitante trocar de hemisfério a todo momento. Como o verão no hemisfério sul corresponde ao inverno no norte e vice-versa, na teoria metade da cidade está em cada estação do ano. Na prática, se você estiver sobre a linha, poderá colocar um pé no hemisfério norte e outro no sul. Existe um fenômeno no qual a água escorre pelo ralo, girando no sentido horário do lado norte da linha e no sentido anti-horário do lado sul da linha.

Há um dado curioso compreendendo o estádio de futebol construído em Macapá, conhecido como Zerão. O campo é demarcado pela linha do equador, fazendo com que os times joguem em hemisférios diferentes. É o único campo de futebol no chamado "meio do mundo".

Um comentário:

Anônimo disse...

muinto bom eu gostei de verdade e legal saber que alguem escrevel sobre macapá o estadio zerão esta sendo reformado e vai esta pronto ainda eate ano e tomara que a selecao brasilei fique treinando la na copa do mundo fala dessa possibilidade no seu blog aqui e o junior de macapa-ap