quarta-feira, 3 de junho de 2009

FONDUE - A estrela das noites frias

Sopas, chocolate quente, quentão, pinhão. Tudo é válido para compensar esse frio de "bater os queixos", que começou a toda.

A revista Próxima Viagem está dando uma dica legal: fondue.
A palavra é francesa, com a pronúncia "fundíi", mas tem origem na Suíça. A versão mais conhecida para o surgimento dessa iguaria conta que, para evitar a perda de queijo produzido em excesso, os camponeses suíços da Idade Média derretiam as sobras em um caldeirão, com um pouco de álcool para melhorar a conservação. Durante o preparo, havia o hábito de experimentar a mistura com pedaços de pão para testar o tempero. Nascia assim o prato mais chic da estação.

Na Suíça, a preparação é considerada "coisa de homem", e por isso chamada a fondue (palavra feminina). Além da de queijo, há outros tipos de fondue, como chocolate ou carne. Para preparar a fondue é preciso ter uma panela de inox, esmalte, ágata ou ferro, em cima de um fogareiro com queimador a álcool ou elétrico, que mantém aquecida a mistura. No caso de fondue de carne, o óleo quente para a fritura. São necessários garfos individuais com cabos longos.

Sugestão de fondue de queijo:
-500 g de queijo emmental ralado grosso (ou outro a seu gosto)
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-1 dente de alho cortado ao meio
-2 xícaras de vinho branco seco
-Sal e pimenta do reino a gosto
Noz-moscada em pó
3 a 4 colheres (sopa) de conhaque
2 pães bengala, cortados em pedaços (ou francês)

Modo de preparo: Em uma vasilha, misture o queijo com a farinha. Esfregue o alho na parte interna de uma panela. Despeje o vinho na panela e leve ao fogo até começar a borbulhar. Junte o queijo aos poucos, mexendo até que derreta por completo. Tempere a gosto com sal e pimenta (se desejar a noz-moscada). Acrescente o conhaque. Leve a panela à mesa sobre o réchaud (suporte para a panela com fogareiro). Deixe esfriar um pouco. Sirva-se com pedacinhos de pão.

Um comentário:

GEOGRAFIA-DANDO A VOLTA AO MUNDO disse...

Tive oportunidade de me mmaravilhar com estas delícias nas noite frias de Gramado e descobrir que não tem coisa melhor, princi-palmente acompanhada de um bom vinho tinto.
Sônia Nacif