segunda-feira, 25 de maio de 2009

SAINT-EXUPÉRY - Pequeno Príncipe em Floripa


Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry, filho do conde e condessa de Foscolombe (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944) foi escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado.

Suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação e a guerra, mas foi "O pequeno príncipe" - um dos livros mais vendidos no mundo, traduzido em 160 idiomas, uma obra aparentemente simples - que mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão, que o imortalizou.
"Nossas preocupações diárias nos faz adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos".
O primeiro aeroporto de Florianópolis, na verdade um campo de pouso, foi aberto no Campeche, no início do século 20. Tornou-se escala obrigatória para os aviões do Correio Aéreo Francês, da companhia Latécoère (hoje Air France). Como as aeronaves eram muito rudimentares, não tinham autonomia de vôo para cumprir a rota Rio de Janeiro – Buenos Aires e, por isso, precisavam pousar para reabastecer. Saint-Exupéry era piloto do Correio Aéreo e tornou-se amigo dos moradores do Campeche, que sem poder pronunciar corretamente seu nome o chamavam de "Zé Perri". Para homenageá-lo os manezinhos do Campeche criaram o "Espaço Cultural Zéperri" (Av. Campeche, 1550-Floripa). Zéperri é também o nome de uma lagoa existente no bairro Campeche. Há quem defenda que o nome Campeche tenha origem na forma que o francês falava “champ de pêche” (campo de pesca). Você duvida que lá existe uma avenida chamada Pequeno Príncipe?.

Um comentário:

Thaisa disse...

Interessante!
Particularmente esse livro é um dos favoritos meus,e pensar que o autor esteve ali...
Abraço tio