quinta-feira, 11 de junho de 2009

AMPLITUDE TÉRMICA

A expressão Amplitude Térmica designa a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registada num determinado período de tempo. Por exemplo, a amplitude térmica anual designa a diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. No caso da amplitude térmica diária, mede-se à diferença entre a temperatura máxima e mínima de um dia. Exemplo de grande amplitude térmica anual: Santa Maria - RS que alcança temperaturas entre 0°C e 40°C no inverno e verão, respectivamente.


Esta informação é normalmente utilizada na investigação da atmosfera e do oceano em uma determinada área geográfica. Em geral, climas de regiões próximas a grandes lagos ou oceanos tem oscilações térmicas (amplitude térmica) baixa ou moderada em função das massas de água amaciadores. A água mantém por mais tempo a temperatura ambiente. Em contrapartida, o clima continental ou das zonas interiores tende a produzir fortes oscilações tanto térmica diária quanto anual, com exceção das zonas equatoriais e tropicais, onde altas temperaturas são constantes e zonas polares, onde baixas temperaturas são constantes. Nos desertos a massa mineral das areias esquenta rápidamente com os raios solares e esfria rápidamente com a ausência desses mesmos raios solares, causando grandes amplitudes térmicas diárias.


A temperatura é um parâmetro físico descritivo de um sistema vulgarmente associado às noções de calor ou frio.


A título de curiosidade, pesquisei a máxima e a mínima absolutas alcançadas em Curitiba e segundo o Simepar, a temperatura mínima absoluta nessa cidade foi -6,0ºC em 18 de julho de 1975 e a máxima absoluta foi 38,2ºC no dia 09 de janeiro de 2003.

Como curiosidade ainda:

a) - a menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2ºC, na Estação Científica Vostok, na Antártida, em 21 de julho de 1983.

b) - a maior temperatura já registrada na Terra em lugar habitado: Al'Aziziyah-Líbia com 57,7ºC, em 13 de setembro de 1922.

Fontes: Barsa/www.simepar.br/www.portaldascuriosidades.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei do site pois achei exatamente o que procurava!

Anônimo disse...

eu aconselho que mudem o designer do blog caso esteja interessado procure já o venera games e nos ache no facebook!
http://veneragame.blogspot.com.br/

Lindsay Costa disse...

Obrigada, ajudou-me a lembrar da resposta usável e interessante =)

Anônimo disse...

Descupe mas não gostei do blog falava de tudo menos do que eu precisava