sexta-feira, 10 de julho de 2009

SIAULIAI - um monumento à dor

Lituânia é um país banhado pelo Mar Báltico. Durante algum tempo fez parte da União Soviética.

Vilnius é a capital da Lituânia e está localizada no exato centro geográfico da Europa.


Siauliai é uma cidade, capital do estado de mesmo nome, ao norte da Lituânia.


A Colina das Cruzes, nas proximidades de Siauliai é um monumento à dor sobre todos aqueles que deram suas vidas na luta contra o comunismo, em 1863 e na revolução Partisan (guerra entre 1944 e 1956). Tudo começou quando três sepulturas foram encontradas, de pessoas mortas em 1863, fazendo referência à revolução. Desde então cruzes e mais cruzes tem sido adicionadas. Calcula-se que o morro possua cerca de um milhão de cruzes, mas à medida que os visitantes continuam a depositar as suas próprias pequenas cruzes sobre os maiores, é completamente impossível fazer uma estimativa do número real.

Um estranho conto é dito sobre a colina: Na década de sessenta os comunistas queriam destruir o morro pelo meio tipicamente comunista, bombas e fogo. Ninguém quis fazê-lo, mas finalmente um voluntário começou a derrubar todas as cruzes. O homem morreu um pouco depois, de morte misteriosa. O homem que ordenou a destruição viu seus filhos morrerem trancados dentro de um carro que rodou ladeira abaixo, caindo em um lago. Ele próprio morreu logo depois. Anônimos recolocaram todas as cruzes de novo, à noite, e depois disso ninguém tocou nas cruzes da colina.


O Papa João Paulo II ofertou uma pequena cruz e literalmente a colocou na entrada do “Parque”, quando de sua visita em 1993.

Para saber mais: www.qedata.se/e_js_litauiskt_galleri_trist.htm

Nenhum comentário: