quinta-feira, 16 de julho de 2009

CAFÉ DO BRASIL GERA ENERGIA NA HOLANDA

O Brasil, maior produtor mundial de café, pode oferecer uma nova fonte alternativa para gerar energia elétrica. No início do ano foram exportadas 3,2 mil toneladas de casca de café para a Holanda.

O carregamento tinha como destino a usina elétrica da pequena cidade de Geertruidenberg, na fronteira com a Bélgica, Sul do país. Pesquisas apontam que o uso da casca do café para gerar energia pode alcançar a redução de até 90% das emissões de gás carbônico na atmosfera.

A iniciativa, ainda em caráter experimental, foi feita pela empresa energética holandesa Essent.
Se o projeto der certo, em sete anos serão negociadas 250 mil toneladas.

A Holanda é um país signatário do Protocolo de Kyoto e quer reduzir as emissões de gases na atmosfera que provocam o efeito estufa, considerado por especialistas o grande culpado pelo aquecimento global.

A casca do café que fica amontoada nas propriedades e acaba apodrecendo no local, agora pode gerar renda para o produtor e energia elétrica para o mundo.

Pesquisadores e empresários holandeses estão inventando maneiras inteligentes de produzir energia limpa. Algumas dessas idéias ainda estão em fase de experimentação, como a casca do café, outras existem apenas no papel, mas também há formas de gerar energia que já estão em funcionamento.

Fonte: Radio Nederland Wereldomroep (www.rnw.nl/pt-pt/portugues)

Nenhum comentário: