terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uma lágrima russa nos EUA

O monumento dedicado à "luta contra o Terrorismo Mundial", também conhecido como "o Memorial em Harbor View Park", foi dedicado pela Russia aos americanos e construído no nordeste da Península Bayonne, em Nova Jersey, alinhado com a estatua da Liberdade.

O monumento foi criado pelo artista russo Zurab Tsereteli, inspirado nos acontecimentos da queda das torres gêmeas, nos atentados de 11 de setembro de 2001.

Como símbolo da "luta contra o Terrorismo Mundial" a obra foi concebida representando a tristeza do povo americano. O artista visualizou em sua mente uma lágrima pouco após os atentados, quando visitou o marco zero da tragédia, e olhou para New Jersey escolhendo um local adequado para um monumento em homenagem às vítimas.

O monumento é feito em aço embainhado de bronze com 100 pés de altura, contendo no seu centro uma enorme lágrima com 40 pés, em aço inoxidável, representando tristeza e luto pela perda de vidas, mas também esperança para um futuro livre de terror. Gravadas em granito, em uma base estão os nomes dos quase 3.000 mortos no desabamento do World Trade Center.

Nenhum comentário: