domingo, 27 de setembro de 2009

Iraque, Bush e a história

Quando se fala em Iraque, automáticamente lembramos de guerra. Iraque também nos lembra Sadan Hussein, Árabes, Petróleo, Bagdá e Ali Babá e os 40 Ladrões.
Mas não podemos esquecer a importância histórica do Iraque. A Mesopotâmia, onde está o Iraque, foi o berço da civilização. Citações bíblicas identificam como sendo no Iraque o Jardim do Éden e a Torre de Babel. Abraão era natural de UR, sul do Iraque. Babilônia, no Iraque teve os famosos Jardins Supensos e o Rei Nabucodonosor. Daniel esteve na Cova dos Leões, no Iraque. Noé construiu a Arca no Iraque. Os 3 Reis Magos eram Iraquianos.

Iraque, quer dizer "país com raízes profundas". Exceto Israel, nenhum outro país tem tanta importância para a humanidade como o Iraque, razão porque não podemos associar Iraque com guerra, embora seja esse o legado que George W. Bush nos deixa.

Um comentário:

Miguel Fernando disse...

Concordo em partes meu caro.
No entanto você teve a bíblia Sagrada como referência, o que é natural para brasileiros. Sou católico e creio em Deus, no entanto devemos excluir o maniqueísmo e abrir os ares quando se trata de análises históricas.

Se pegarmos o Alcorão, eles pensam diferente. O budismo, idem. E aí por diante.

A Bíblia retrata o que estava se passando na região do Iraque sim, mas isso não excluí que existiam outras regiões em franco desenvolvimento.

No entanto, sua análise é interessante. Parabéns.