domingo, 15 de novembro de 2009

MASDAR, uma cidade carbono zero

Masdar - Abu Dhabi, uma cidade ecologicamente correta!


Basta uma idéia para que ela se torne realidade no bilionário reino de Abu Dhabi, que juntamente com Dubai e mais cinco cidades-estado formam os Emirados Árabes.
Considerado um oasis de mega negócios, os Emirados Árabes estão sentados sobre uma pequena faixa de terra (aliás areia) que esconde um décimo de todo o petróleo do mundo.

O projeto Masdar Zero-Carbon, desenvolvido pela Masdar Abu Dhabi Future Energy Company, é mais uma das idéias faraônicas custeadas pelo dinheiro que jorra sob a forma do óleo negro. "Não há nada parecido no mundo", diz o sultão Al Jaber, presidente da companhia Masdar. "

Masdar, do árabe "fonte", está abusando de todas as fontes de energia existentes no planeta. Haverá campos de painéis fotovoltaicos para absorver a energia solar, turbinas eólicas, cultivo de três espécies de plantas que geram biocombustíveis, sistema geotermal, que transforma o calor do solo em energia, tratamento de toda a água usada e centro de reciclagem. Auto-sustentável em energia e tolerância zero em impacto ambiental.

Quem pensa que poderá desfilar em carrões se engana. Toda murada, a cidade em construção estimula as pessoas a caminharem a pé. Nos prédios, o sol, sempre presente na região, servirá como fonte de iluminação. Essa é, pelo menos, uma idéia muito bem-vinda na comunidade internacional. Mas não deixa de ser mea-culpa de Abu Dhabi diante do aquecimento global causado, em grande parte, pelas emissões de gás carbono, cujo principal causador é o petróleo. Mais: trata-se de uma tacada alternativa para o futuro do país, uma vez que dentro de algumas décadas o petróleo acabará e outras fontes de energia e renda serão necessárias. Afinal, Dubai, a apenas duas horas de Abu Dhabi, tornou- se referência em turismo. Abu Dhabi, portanto, está em busca de um caminho alternativo. Melhor escolha seria impossível.

Com previsão para inauguração em 2016, custará cerca de US$ 5 BILHÕES.

Fontes de pesquisa:
www.skyscrapercity.com

Revista Minha Viagem nº 13

www.images.google.com.br

Nenhum comentário: