segunda-feira, 8 de março de 2010

ETIÓPIA

O nome histórico “Etiópia”, não corresponde ao país que resultou da expressão Abissínia (a Etiópia que sabemos existir atualmente). Etiópia é uma palavra grega que significa “pais dos caras queimadas” e nos tempos antigos os europeus denominavam qualquer povo africano de etíope. A Bíblia, em seu Novo Testamento menciona várias vezes Etiópia que poderia ser qualquer dos países fronteiriços da própria Etiópia.
Mesmo assim, as terras que constituem a moderna Etiópia têm uma das histórias mais antigas do mundo. Segundo descobertas recentes, a espécie homo-sapiens pode ter sido originada nessa região, que juntos Etiópia, Eritréia, Sudão, Djibouti, Somália e Somalilândia hospedaram também o reino de Axum, cujas origens remontam os reinos de SABÁ.  É considerado o berço da civilização humana.
A Etiópia atual está localizada no nordeste africano, sendo sua capital Adis Abeba. Esta cidade abriga a sede da Organização da Unidade Africana e Comissão Econômica para a África.
Uma rica tradição histórica e cultural que remonta aos tempos da civilização egípcia, diz ser esse o reino dos lendários Rei Salomão e Rainha de Sabá, bem como o berço do Cristianismo.
Uma tradição muito antiga assegura que a Arca da Aliança foi transportada para a Etiopia por um filho do Rei Salomão e da Rainha de Sabá. Enfim, a Etiópia é um país de muitos mistérios, como “As minas do Rei Salomão”.
Diz-se que o café originou-se na Etiópia e foi esse o único país africano a não sofrer colonização européia.
Muito embora sua condição seja de extrema pobreza é um país que merece a atenção do mundo por suas características históricas e seu potencial como aglutinador africano.   

Fontes:


Nenhum comentário: