domingo, 11 de abril de 2010

Qual a origem da palavra brasil?

Nas lendas irlandesas, Hy-Brasil era uma ilha situada nos distantes confins ocidentais do Atlântico, e só era visível uma vez a cada sete anos. Diziam que aquele que visse a ilha, morreria. O nome também aparece como Ó-Brasil. Essa ilha era conhecida como o país onde vive o Grande Rei do Mundo.

O significado de brasil em gaélico: as lendas gaélicas desde idades remotíssimas, faziam referência a existência dessa tal ilha que seria o equivalente irlandês das Ilhas Afortunadas da mitologia greco-romana. Terra de leite e de mel que localizava-se num ponto indeterminado dentro do Grande Oceano, mas seguramente bem mais abaixo da Irlanda. Filólogos, essa gente de tanta imaginação, asseguram que "brasil" em gaélico, a língua primitiva dos povos da Irlanda, derivaria de "brés", significando "nobre" ou "afortunado", mas que também pode ser entendido como "feliz" e "encantador". Seja como for descreviam-na como um paraíso na terra.

Desta forma a palavra "brasil" preexistia à descoberta de 1500 e não a associavam ao pau-brasil, conhecido então como verzino, um pau-de-tinta cujo comércio era praticado pelos italianos com os indianos desde o século 13. Foram os portugueses que deram o nome pau-brasil à madeira e depois "BRASIL" a este país.


Não se sabe se esses fatos têm ligação. Pelo sim e pelo não, gostei do afortunado, do nobre e do país onde vive o grande rei do mundo.

Fonte: http://educaterra.terra.com.br

Nenhum comentário: