sábado, 12 de junho de 2010

JOINVILLE, uma bela cidade



No sotaque alemão local: "Xoinfile".

Com quase 500.000 habitantes, Joinville é a maior cidade de Santa Catarina.
Embora colonizada por imigrantes alemães, tem o nome francês por um motivo histórico interessante:
A área onde está o município coube como dote à princesa Francisca Carolina, irmã do Imperador D. Pedro II, ao casar-se com o príncipe de Joinville, filho do rei Luis Felipe da França.

Fundada em 09.03.1851, é hoje um importante centro industrial e cultural. Recebeu diversos títulos ao longo das décadas 1940, 60 e 80, tornando-se conhecida como "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Flores", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". Cidade dos Príncipes pela origem do proprietário das terras. Cidade das Bicicletas pela época em que trabalhadores das indústrias utilizavam em massa bicicletas, para locomoção. Cidade das Flores pelos inúmeros eventos ligados à flores, como a Festa das Flores, que acontece anualmente há 68 anos. Cidade da Dança pelo Festival de Dança de Joinville, reconhecido como o maior em seu gênero no mundo, em sua 22ª edição este ano, e contando com a única filial da Escola do Teatro Bolshoi, fora da Rússia.

2 comentários:

Maria Dias disse...

Nao conheci ainda, mas deve ser bem interessante esta cidade sempre tao comentada por conta das festas.Quem sabe numa viagem próxima eu aporte por aí!Temos um país tao rico que deveríamos conhecê-lo todo, antes de optar por viajar para outros países.

Beijinho

Blog do Beto Lemela disse...

Adoro Joinville e Blumenau, são duas cidades que eu moraria com muito prazer. Já faz dois anos que não volto e estou morrendo de saudades. Não sei como estão depois das enchentes que sofreram. Voltou tudo ao normal ? Abraços, BETO LEMELA