segunda-feira, 21 de junho de 2010

Raça bovina Barrosã

A Raça Barrosã é considerada uma referência emblemática da bovinocultura portuguesa. Habitantes ancestrais das terras altas do Norte de Portugal, os bovinos barrosãos possuem um patrimônio genético único. A raça apresenta aspectos morfológicos e histórico-evolutivos muito peculiares, sendo ainda hoje difícil proceder ao seu enquadramento no seio das restantes raças bovinas.
Esta raça esteve em perigo de extinção após ter sido sujeita a cruzamentos indiscriminados nos anos sessenta e setenta. Para evitar o seu desaparecimento, medidas protecionistas foram tomadas pelo governo português. Em 2002, o número de animais registrados no país era de aproximadamente 7000. O Registro Zootécnico, além de permitir controlar a preservação de uma raça única, foi fundamental para o estudo da mesma. Isto se deve ao fato de ser necessário aprofundar a investigação sobre a estrutura genética das populações para esclarecer muitas questões que permanecem sem resposta.
No interior do Brasil os caboclos costumam usar a forma carinhosa de tratar suas vacas como "barrosas", fazendo sem saber, referência a essa raça bovina portuguesa.

Nenhum comentário: