quarta-feira, 2 de junho de 2010

Zimbábue e a inflação de 231.000.000%

Hoje assisti pela TV a um jogo de futebol amistoso entre a seleção do Brasil e seleção do Zimbábue que terminou em favor do Brasil em 3x0. Além de um "sem graça" treino do Brasil, nada mais teríamos a acrescentar.

Quis saber que país é esse e encontrei algumas curiosidades:
O Zimbábue, antiga Rodésia, é um dos países mais jovens da África, confronta com África do Sul e foi colonizado pelos ingleses até 1980. Desde então só teve um presidente, Robert Mugabe. Ele foi o grande líder da revolução que levou os negros pela primeira vez ao poder. O povo se cansou dele, tentou tirá-lo do poder pelo voto em 2008, ele perdeu, mas ficou e a crise financeira tomou proporções gigantescas até chegar ao inacreditável patamar inflacionário de 231.000.000% ao ano. Um caos que foi minimizado a partir de 2009, quando o governo aboliu a moeda própria e passou a utilizar o dólar americano. A crise causou uma debandada para a África do Sul, cerca de 3 milhões de pessoas, significando um quarto da população do país. Apesar disso tudo, Zimbábue é um país de gente simpática e natureza bela.

A região onde hoje se encontra o Zimbábue já foi cercada por muros e o país foi chamado de Rodésia após ter sido comprado pelo milionário comerciante Cecil Rhodes.



Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u386876.shtml

http://www.guiame.com.br

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u454241.shtml

4 comentários:

Arion disse...

Essa inflação é uma situação inimaginável num país como o nosso. Parece irreal esse percentual. Desconjuro!!!!!

Maria Dias disse...

Difícil imaginar pessoas simpáticas com uma inflãção desta!

Bom feriado!

Maria

Anônimo disse...

Rui, vc mantém contato com o Guará ? Não sei o que acontece, mas a imagem do blog dele está quase que totalmente no lado esquerdo da minha tela (sempre acontece quando entro), me impedindo de ler as postagens e até de enviar mensagem pra ele. É o unico blog que me acontece isso, então não imagino que problema é esse. Mandei essa mensagem pra vc, que não tem nada a ver com isso, porque vi que vc o segue também. Grande abraço.

Guara disse...

Nobre amigo Rui,
Grato pelo alerta.
Quanto ao post, me pergunto quanto que o ditador Robert Mugabe deve ter pago à seleção brasileira pelo jogo treino...
Quanto ao cometário do nosso amigo, o Blog do Guara é melhor visualizado com o Firefox. Isso acontece às vezes em virtude dos gadgets em Java que utilizo (por exemplo aquele da barra de notícias). Sei que é pesado, mas o pessoal gostou muito, aí fiquei na dúvida em excluir.
Já estou pleiteando com o Tico Esteves do Site Novo na Rede um template exclusivo para o Blog.
Qualquer dúvida manda um recado por e-mail:
guaracicelso@gmail.com.
Nosso amigo poderá optar por receber as postagens por e-mail, através do link à esquerda da página.
Um grande abraço.