quarta-feira, 21 de julho de 2010

PRUDENTÓPOLIS, sua próxima viagem terá esse destino

Aproveitando uma rica informação do meu amigo Guaraci http://www.seuguara.com.br/, que haverá uma mega festa entre os dias 12 e 15 de agosto próximo, com a apresentação da maior panela do mundo, resolvi acrescentar algumas informações a respeito do Município de Prudentópolis-PR.

Ás margens da BR-373, entre Guarapuava e Ponta Grossa, no centro-sul do Estado do Paraná,
Prudentópolis tem o nome em homenagem ao Presidente Prudente de Morais. Com uma população predominantemente imigrante (80% formada por ucranianos, poloneses e italianos) é chamada a cidade ucraniana do Brasil.

O município conta com 19 áreas de faxinais, onde se espalham moradores com seus sítios abertos, onde todos criam animais soltos, ao contrátio do resto do país, onde os animais são fechados.

Com dezenas de cachoeiras, o Município tem forte apelo turístico de aventuras e é chamada a Terra das Cachoeiras Gigantes.

A colonização ucraniana proporciona diversas atividades festivas típicas de sua cultura, com destaque ao Grupo Folclórico Vesselka, a Noite Ucraniana e o Koziá Festyvalh (Festa do Cabrito). Agora implantando a festa nacional do feijão preto, com a maior panela do mundo.

Além de tantas maravilhas, essa terra é também considerada a "Capital do Mel", por seu manancial e qualidade do produto. Prudentópolis é também apelidada de "Vaticano", tanto por sua vasta quantidade de templos religiosos, quanto pela religiosidade de seu povo.

2 comentários:

Guaraci C. Primo. disse...

Obrigado amigo Rui.
Já linkei a matéria para complementar as informações.
Grande abraço.
Guara.

Arion disse...

Quem sabe, sabe. Parabéns.