terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cervejeiro mais antigo do Brasil











Ontem estive em Canoinhas-SC, onde tive a oportunidade de conhecer uma cervejaria artesanal. Talvez a Cervejaria Artesanal mais antiga do Brasil, mas com certeza o Sr. Rupprecht Loeffler, um alemão buenacho de 93 anos, é o cervejeiro artesanal mais antigo do Brasil.

O Curta-Metragem "Cerveja Falada", um documentário com 15 minutos sobre a vida do Sr. Loeffler, foi exibido pela primeira vez ontem, em um cinema daquela cidade e retrata uma historia curiosa, que o Sr. Loeffler, amparado por sua esposa (86 anos), quer continuar. Assisti ao documentário onde o Sr. Loeffler, bem humorado, conta situações como em 1938, já na segunda guerra mundial, em que seu pai adquiriu todo o estoque de lúpulo que havia no depósito do importador no Rio de Janeiro, e assim pode sustentar a família com a venda de cerveja durante os anos de dificuldades da guerra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro compadre, essa matéria da cerveja é muito massa. Nos mostra que a invenção da modernidade, ou do seu conceito, ainda que usufruamos dela através do avanço tecnológico, felizmente não conseguiu dar cabo de muitas das nossas tradições. Essa forma de fazer cerveja é a manutenção pura da da resistência artesanal. Diria: uma verdadeira estética do simples...
Se eu já gostava do meu compadre, imagine depois que ele me presenteou com um kit dessa cerveja...
Ariel José Pires