quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CROISSANT, CROAÇÂ OU CROAISSANTE ?

CROISSANT é uma palavra francesa que significa crescente. Identifica um pãozinho característico, de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.

Sua origem é atribuída aos padeiros de Viena. Segundo a tradição, em 1683 (durante a Batalha de Viena), enquanto trabalhavam à noite, os padeiros ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel, e ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque. O formato em crescente seria alusivo à bandeira do Império Otomano. Os franceses ainda hoje chamam este tipo de pão amanteigado de viennoiserie.

Alguns pesquisadores atribuem o sucesso do croissant a um comerciante vienense de origem polonesa - Franz Georg Kolchitsky - que instalou um Café na cidade e servia como acompanhamento os tais pãezinhos.

Maria Antonieta, originária de Viena, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do desjejum matinal com uma boa xícara de café com leite.

O desjejum (desayuno) na Argentina é feito com esse pãozinho, que lá foi nacionalizado como "Media Luna".

Já no Brasil é conhecido como croaçã, mas encontrei em um supermercado com um novo nome: CROAISSANTE.

Nenhum comentário: