terça-feira, 12 de outubro de 2010

AALSMEER - O maior mercado de flores do mundo


Na cidade de Aalsmeer-Holanda, cerca de 13 km de Amsterdã, está o maior mercado distribuidor de flores do mundo. O leilão de Aalsmeer é considerado a Wall Street das flores, movimentando aproximadamente US$ 5 bilhões anuais, com vendas diárias de 40 milhões de flores em 50 mil transações diárias. Fica difícil imaginar essa enormidade de números em se tratando de flores.

A partir das quatro horas da manhã os negócios estão sendo concretizados para que as flores possam chegar ao mesmo dia em seus países de destino, e o Brasil é um deles. Às dez horas da manhã o leilão é encerrado e começa o frenesi de caminhões com destino ao aeroporto, estação ferroviária e distribuidores.
Tanta quantidade e variedade de flores demandam espaço. O conjunto de galpões utilizados na comercialização foi parar no Guiness Book como o maior conjuntos de edifícios comerciais do mundo. Juntos, os armazés equivalem a 165 campos de futebol, por isso os funcionários se movimentam em bicicletas e pequenos veículos.
Curiosamente o preço do produto, no leilão, começa alto e vai rapidamente baixando, quando o lance é dado e o negócio fechado. Em dois segundos, o lance é feito, um botão é apertado, o valor registrado em um telão e o cliente fechou negócio.
Em 2008 o Brasil importou de Aalsmeer 1,5 milhão de euros em flores e exportou 300 mil flores.


Fontes:
http://static.rnw.nl/migratie/www.parceria.nl/Holanda/20090520-ho-floresaalsmeer-redirected

TV Record News

Um comentário:

Maria Dias disse...

Oi!

Hoje eu não poderia faltar nao é memo?rs...

Nao etive na Holanda mas sim em HOLAMBRA(SP)e lá existe um leilão q lembra bolsa de valres aonde as flores são negociadas e distribuas tb para todo o Brasil.

Beijinho