domingo, 24 de outubro de 2010

AZIZ AB'SABER - O geógrafo

Aziz Nacib Ab'Saber, filho de um mascate libanês e mãe brasileira, nasceu em São Luiz do Paraitinga-SP, hoje completando 86 anos, foi aposentado compulsoriamente no final do século XX, mas ainda continua exercendo sua profissão de professor universitário de geografia.

Considerado referência nacional em assuntos relacionados a meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas. Cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias da ciência em arqueologia, geologia e ecologia, recebeu o Prêmio Internacional de Ecologia em 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, é professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência.

Estive em São Luiz do Paraitinga-SP, anteontem, onde obtive a foto à esquerda, tirada na casa onde nasceu o professor.
Paradoxalmente, a cidade foi devastada por uma enchente no dia primeiro de janeiro deste ano, possivelmente ocasionada pelos mesmos impactos ambientais decorrentes de atividades humanas, estudados pelo professor.

Destruída pela enchente, a cidade está sendo reconstruída ainda mais bela que antes. Possuidora de um povo ordeiro, simples, hospitaleiro e trabalhador, está mostrando porque é exemplo de cidadezinha modelo. Localizada entre Taubaté e Ubatuba, já foi objeto de citação neste blog, com o título "Você já viu um saci?". Com muitas festas em seu calendário turístico pretende dar a volta por cima e se solidificar economicamente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_Ab%27Saber
Foto de Aziz: www.pedalante.blogspot.com

Nenhum comentário: