quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lago Titicaca e as ilhas Uros


Lago Titicaca, localizado na América do Sul, no território pertencente a Bolívia e ao Peru, é o lago navegável mais alto do mundo. Há 3.800 metros acima do nível do mar, esconde mitos e lendas, mas mostra belezas e muitas surpresas em suas ilhas. Uros, por exemplo, é um arquipélago de 41 ilhotas construídas em juncos chamados totora e está no lado peruano. Disse-nos o "presidente" da ilha que visitamos, que há cada três meses os moradores colhem juncos na margem do lago e os colocam sobre a ilha em que residem, substituindo a parte que está em processo de apodrecimento. Na ilha que visitamos residem 20 pessoas. Ali eles tecem, cozinham, criam pequenos animais e aves e até plantam.

Inacreditável, eu vi (e registrei) uma horta sobre a ilha de palhas. Na casa do presidente um coletor de energia solar gera energia para uma lâmpada e faz de um velho televisor o passatempo noturno.
No momento de nossa visita, o barco mercado passou com a sirene ligada e logo foi chamado a ancorar na ilha. Mais uma dúvida minha se desfez. A "primeira dama da ilha" havia nos vendido um panô e já tinha dinheiro para gastar no mercado.

Nenhum comentário: