sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TAQUILE - Uma curiosa ilha no Titicaca



Quatro horas de barco pelo lado peruano no Lago Titicaca e ancoramos na Ilha Taquile. Essa é a maior ilha peruana no Titicaca. Não precisa dizer que o lago está na altitude 3.800mts e tem-se que caminhar quase dois quilômetros até o outro lado da ilha, onde embarca-se para o retorno. O ar rarefeito nos faz cansar muito e até chegar na praça central, chega-se a uns 4.000 metros. Duas mil almas vivem na ilha. Os Taquileños tem leis próprias. "Os homens de chapéu são as autoridades por aqui. Tem que respeitar os de chapéu". Quando o guia falou isso eu não entendi muito bem. Os homens de chapéu. Mas um morador explicou: os homens da ilha, desde que nascem, são ensinados a tecer, ou melhor dizendo, tricotar seu gorro, de cor branca.

É, porque ao se casar eles já devem ter tricotado outro, na cor vermelha. Todos os gorros, no entanto, devem ter pom-pom. Como um símbolo hierárquico as autoridades constituídas usam chapéus. Às mulheres, está reservada a função de tecer todos os tecidos para fabricação das roupas da família. O cultivo das plantas e a criação de animais na ilha é de responsabilidade de todos.


Em público as mulheres não andam junto dos homens. Isso só é permitido enquanto crianças. Quando vão tomar o barco em família, o homem vai na frente, as crianças em seguida e no final as mulheres.

Semanalmente reúnem-se na praça central para ouvir os homens de chapéu. Toda contenda é resolvida ali. Todos ficam sabendo das discórdias entre casais, das disputas entre vizinhos e das desobediências das crianças.

E os homens continuam tricotando. É um passatempo. Na praça central há um museu contendo todo tipo de tecido fabricado pelos ilhéus. E é obvio que eles estão tirando proveito do turismo.

Uma outra atividade masculina é a culinária. Vários restaurantes foram abertos nos últimos anos, nas dependências das casas, onde recebem os turistas. Está tudo incluído no pacote, até uma taxa de visitação.

Rui Morel Carneiro
23.01.2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu meu compadre, isso sim é incomum, do jeito que você gosta... A cultura de um povo é o elixir da existência... Parabéns pela coragem de galgarem 4 mil metros, isso é prá poucos... Gente da Palmeirinha consegue...