terça-feira, 19 de abril de 2011

CLIP - Quem inventou ?

Agora que descobri o que é um clip (ou clipe), quero compartilhar com os visitantes deste blog. Não estou me referindo aos clips "shows musicais", mas àquela pecinha de arame que une papéis.

De acordo com a versão portuguesa do site wikipédia "clip é um pequeno objeto que termina com a ponta em bico e no seu interior apresenta outra ponta em bico". Entendeu?. Já que com essa descrição não é possível imaginarmos o formato de qualquer elemento, a explicação prossegue: "tem cor metálica, havendo uns com cores diferentes devido serem revestidos por plásticos". Clareou?

Ele é muito utilizado nos escritórios do mundo para prender várias folhas de papel juntas. Quem inventou o clipe foi o norueguês Johann Vaaler. Desde a segunda metade do século XIX, o arame de aço passou a ser produzido em grande quantidade e, como é possível moldá-lo em vários formatos, mostrou ser ideal para o intento de Vaaler. Ele criou vários tipos de clipe, mas como na Noruega não havia um órgão de patentes, acabou registrando o invento na Alemanha, em 1900.

Os noruegueses se orgulham tanto dessa criação que mandaram erguer um monumento em homenagem a ela e ao seu inventor na forma de um clipe gigante na cidade de Oslo, em 1989. O objeto chegou a ser usado durante a II Guerra Mundial pelos integrantes da resistência antinazista da Noruega. Eles o fixavam na lapela do casaco como um símbolo de patriotismo e da união dos países contra as forças de ocupação. Mas há quem acredite que seria também uma forma de provocação aos alemães, que gostariam de carregar o mérito pelo invento.

"A genialidade do inventor está na simplicidade do invento"

Fonte de pesquisa: Revista Superinteressante nº 147

Foto do monumento: http://en.wikipedia.org

3 comentários:

Deise disse...

Que boa invenção! Além de prender papéis, podemos usar de várias maneiras! Quando encontro um clip abandonado num banco, por exemplo, sempre pego, porque sei que será útil!

Unknown disse...

poxaa..muito legal,vou falar sobre ele na minha feira de ciencias...minha professora nao sabe de nada disso,vou mostrar pra ela...muito legal,me ajudou muito!

Rui Morel Carneiro disse...

Obrigado João Lucas e Deise.