domingo, 17 de abril de 2011

Ecotelhado em Singapura

Num dia não muito distante veremos os telhados de nossas casas sendo substituídos por gramados, jardins e até hortas.

O design verde é uma tendência da arquitetura contemporânea, e não apenas pela cor, mas pelo ponto de equilíbrio entre a arquitetura moderna e a natureza.

O prédio da Escola de Arte, Design e Multimédia da Universidade Tecnológica de Nanyang em Singapura, é um exemplo único da arquitetura contemporânea, destacando-se pela sua cobertura vegetal, misturando sua forma orgânica com a natureza onde está inserida. O edificio é composto de 5 andares e foi desenvolvido pela CPG Corporation.

É composto por dois volumes côncavos para o pátio interior, coberto com um telhado verde, cheio de relva, que serve para isolar o calor do edifício, mantendo assim a temperatura ambiente e ajudando no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva, para quando for necessário regar o jardim.

A fachada é coberta de vidros, com o objetivo de melhor captação dos raios solares, para uma melhor economia de energia e iluminação elétrica.

A Universidade de Nanyang é um exemplo a ser copiado.

Fontes:

http://vitodibari.com/pt

http://www.skyscrapercity.com


2 comentários:

Maria Dias disse...

Eu acho lindo!Muito boa esta idéia da naturesa entrar casa a dentro...subindo pelos telhados...Isso me lembra algo nada moderno: Os jardins suspensos da babilônia...

http://arki-tetura.blogspot.com/2010/06/os-jardins-suspensos-da-babilonia-foram.html

Link acima!

Beijos


Maria

Arion disse...

Esse tipo de arquitetura deveria ser assunto nas escolas do nosso país. Na minha opinião, isso fomentaria o espírito ecológico das nossas crianças, que são as responsáveis pela manutenção da vida futura no nosso planeta.