domingo, 22 de maio de 2011

O dicionário bilingue mais antigo do mundo

Dicionário é uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação. Acredita-se que o dicionário tenha se originado na Mesopotâmia por volta de 2.600 a.C

controvérsias quanto a data de publicação do mais antigo dicionário bilingue (1562 ou 1569), no entanto sabe-se que o dicionário bilíngue Português/Latim, com o título “Dictionarium ex Lusitanico in Latinum Sermonem” é considerado o primeiro dicionário da língua portuguesa com 12064 verbetes e portanto o mais antigo dicionário bilingue do mundo. Os dicionários das grandes línguas modernas nasceram bilingues em confronto com o latim e com a escolarização dessa língua.
Fonte:
http://clp.dlc.ua.pt/Publicacoes/Dicionarios_bilingues.pdf

http://dictionary.sensagent.com/dicion%C3%A1rio/pt-pt/

2 comentários:

Sandra Gonçalves disse...

boa arde Rui,
Isso me fez pensar sore o que moveu alguém a começar a listar as palavras faladas e seu significado e correspondência em outra língua ainda hoje é um trabalho complexo e lento, imagino naquela época escrito a pena e luz de velas.
aliás, tenho uma forte relação com cosas do passado, e me impressiona a dedicação desses livros escritos a mão, a perpetuação de algo que pudesse se manter n futuro. Naquelas épocas o saber era rudimentar e peculiar em sua estrema sabedoria, bem maior frente ao que os pensadores tinham como fonte de conhecimento.
Beijão

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Rui
Obrigado pela visita e pelo comentário. Quando puder volte, vou gostar muito.
Grande abraço