quarta-feira, 1 de junho de 2011

Origem do chiclete

Chiclete é uma goma de mascar, produzida a partir de latex de uma árvore chamada chicle. É um produto para ser mastigado e não engolido.

A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram. Também na Grecia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para limpar os dentes e eliminar o mau hálito.

Em 1870, um fotógrafo americano chamado Thomas Adams Jr, ficou curioso com a goma que seu vizinho mascava (um mexicano que se exilou nos Estados Unidos, chamado Antonio López de Santa Anna). López tinha o hábito de aliviar as suas tensões com pedaços de chicle.

Dias depois, Adams estava em uma farmácia e ouviu uma moça pedir um tablete de cera parafinada para mascar. Foi aí que teve um estalo, adicionou alcaçuz ao produto e o batizou de "Chiclets Adams". Fez o chicle em forma de pequenas bolas, embalou-as em caixas e passou a oferecê-las em estabelecimentos de Nova Jersey em 1872. Estava inventado o chiclete.

No Brasil, a primeira goma de mascar foi o Ping Pong, lançado pela Kibon em 1945 e consumida em Natal-RN.

Fonte:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-chiclete/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chiclete

3 comentários:

Arion disse...

Muito bem, ficou completa a explicação da origem do chiclete. Gostei!!!

Wanderley Elian Lima disse...

Não tenho o hábito de mascar chiclete, mas foi muito bom conhecer sua história.
Abração

Maria Dias disse...

Eu adoro o sabor do chiclete...Sei q nao é tao saudável mas quando estou meio pra baixo volto na infancia aonde adorava as balas de clicletes e tb os pirulitos e claro o cliclete Ping Pong era um dos meus favoritos no sabor de tuti frut...Mais uma curiosidade interessante.rs...

Beijos

Maria