sexta-feira, 3 de junho de 2011

CARTOGRAFIA - Ciência e arte em mapas

Cartografia é a ciência que trata da representação da terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de projeções cartográficas.

A arte de traçar mapas começou com os gregos que, no século VI a.C., em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, e representa um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em uma escala menor. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana, recebe a denominação de projeção cartográfica.

Cartografia, portanto, é a arte e a ciência de graficamente representar uma área geográfica em uma superfície plana como em um mapa.

A Cartografia data da pré-história quando era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia os mapas do mundo eram impressos em madeira num disco liso, mas foram Eratósthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da moderna cartografia com um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Foi só com a era dos descobrimentos que os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos.

Hoje em dia a cartografia é feita através de satélite e, com a ajuda de computadores, mais informações podem ser visualizadas e analisadas pelos geógrafos, fazendo mapas que chegam a quase total precisão. Sem citar o fato de que atualmente não precisamos mais dos mapas, o GPS nos leva para onde quisermos e a Internet localiza qualquer lugar no planeta, mesmo assim a cartografia está bem viva.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cartografia

Nenhum comentário: