quarta-feira, 29 de junho de 2011

BÍBLIAS - O Brasil é o maior produtor mundial



Com 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento a Bíblia Sagrada é composta pelos 66 livros, sendo que o novo testamento narra a história de Jesus Cristo, filho de Deus e seus apóstolos.



Gutenberg imprimiu a primeira bíblia em 1450 e desde então é o livro mais vendido no mundo, tendo sido impressos entre 6 e 8 bilhões de exemplares.

O Brasil acaba de ser inserido na história da bíblia, ao imprimir a centésima milésima edição no dia 26 de maio de 2011, tornando-se o país maior produtor de bíblias do mundo. O feito histórico aconteceu na cidade de Barueri-SP, na Gráfica da Bíblia, onde diariamente são rodados entre 30 mil e 40 mil obras sacras, ou seja, um livro do Novo Testamento a cada 3 segundos. A Gráfica da Bíblia pertence à Sociedade Bíblica do Brasil-SBB, uma instituição filantrópica fundada por líderes cristãos em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de difundir o texto religioso.

Cerca de 20% da produção nacional de bíblias é exportada para 105 nações, em línguas como inglês, espanhol, árabe, hebraico e latim, além do português.

Interessante é a informação de que tudo o que é arrecadado com as vendas é aplicado em projetos sociais ou na confecção de novas bíblias. Parte da produção é distribuída gratuitamente em escolas, presídios e comunidades carentes.  


Baseado em matéria de Wilson Aquino, publicada pela Revista IstoÉ, nº 2172.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. O best-seller de todos os tempos. Eu sei que alguns restaurantes em barueri vendem livros. Entre esses livros, eles vendem bíblias.