terça-feira, 13 de setembro de 2011

Do que eram feitas as tintas das pinturas pré-históricas?

A cada três ou quatro anos eu tenho que renovar a pintura de minha casa, aí que sempre me perguntava: como é que aquelas pinturas feitas há milhares de anos ainda estão lá nas cavernas?

O Homem, antes de escrever, pintou. A comunicação era feita por pinturas, depois nasceu o alfabeto. Considerando-se que o homem surgiu há mais de dois milhões de anos e que começou a pintar há 30.000 anos, a arte rupestre é muito mais moderna do que se imagina.

Preservadas no tempo pelo clima e protegidas pelas sombras dos raios ultravioletas do Sol, as grutas pré-históricas são os primeiros museus da humanidade.

Mas, de que eram feitas as tintas que eles usavam?
Acredita-se que os materiais mais usados como aglutinante para as pinturas rupestres foram sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. A cor era obtida misturando-se o pó de rochas, com destaque para o óxido de ferro, que tem a coloração vermelho-alaranjada.

Pesquisas: Revista Superinteressante nº 96 e www.cidadeverde.com

7 comentários:

Sandra Gonçalves disse...

Rui, em alguns filmes que falavam de pintores famosos e também dos falsificadores que tinham que pesquisar as tintas usadas e suas fórmulas para que a cópia ou restauração ficassem idênticas, usavam muitas cores feitas com pó de casca de árvores, tudo que eles pudessem transformar em pó, até os cristais, lápis-lazúli era um cristal usado para fazer os nuances de azul.
Beijos

Anônimo disse...

Não entendi nada, não mim ajudou em nada

Unknown disse...

Como você diz que não entendeu nada e que o artigo não o ajudou em nada.
Na realidade você nao se interessa por esse tipo de arte.

Carlitunha Cute disse...

Serio, você fez bem explicado muito bom. Adorei e entende tudo!! Me salvou!!

Unknown disse...

Tenho a pedra, peguei a pedra triturei com uma marreta, coloquei águae pronto feito a tinta. Na cor rocha e vermelho em velhessido.

Unknown disse...

Ecplica sobre istrumentos musicais da pré historia 6ano

Unknown disse...

Mim não conjuga verbo