domingo, 25 de setembro de 2011

República de San Marino - A seleção de futebol que ganhou um só jogo

Com o nome de Sereníssima República de San Marino, esse "mini país" está encravado na Itália. Medindo 61 km² e com uma população de aproximadamente 30.000 habitantes, San Marino é um dos países com melhor renda per capta do mundo. É o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, tendo sido fundada em 03 de setembro do ano 301. A Constituição de San Marino, promulgada em 1600, é a mais velha constituição vigente do mundo.

A seleção nacional de futebol de San Marino é a última colocada no ranking da Fifa, já realizou 104 jogos oficiais, no entanto só venceu um jogo, contra Liechtenstein. Em seu currículo tem homéricas derrotas, como os 13 x 0 sofridos diante da Alemanha, em 2006 e contra a Holanda, no início deste mês, cujo resultado foi 11 x 0. 

O povo sanmarinês, tem no entanto muito orgulho, pois seus jogadores são amadores, tendo todos eles uma outra profissão principal. 

San Marino é um enclave (um país dentro de outro). 

2 comentários:

Maria Dias disse...

è sempre bom passar aqui e aprender mais um pouquinho...Aproveitando quero te avisar q tive q fechar a minha página temporariamente pq um blog me passou um vírus(assim q arrumar esse problema volto ao convivio com vcs!).

Arion disse...

Compadre, a população desse país é, aproximadamente igual à de Guaratuba. Pois, segundo aqueles dados que o Ariel mandou dos municípios brasileiros, Guaratuba está com 36.000 habitantes. Somos, portanto, uma população de primeiro mundo. He!he!