quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MALÉ - Capital de um país idílico que pode afundar.


Espremidos em menos de 2km², vivem mais de 120.000 habitantes. É a ilha mais densamente povoada do mundo. Com uma altitude que não passa os dos metros (isso mesmo, 2m do nível do mar), assim é Malé, a capital das Maldivas (país que congrega 1.190 ilhotas, com uma média de 1,5m de altitude). Ao sul da Índia, no Oceano Índico, é ali que de espalham as ilhotas com um povo pacato, mas assustado com o futuro. Os maldívios sabem que podem ver seu país submergir ao aquecimento global. Mas um cidadão maldívio de 44 anos, árduo defensor do meio ambiente, ao assumir a presidência convocou o povo a dar exemplo ao mundo em questões ambientais. Em 2009, numa atitude pouco convencional fez reunião ministerial subaquática sensibilizando o mundo para as perspectivas climáticas e consequências para seu país.

No século 16 os portugueses conquistaram o arquipélago, mas enfrentaram resistência. Em 1645 o país tornou-se protetorado dos Países Baixos e em 1887 dos britânicos. Finalmente em 1965 a República das Maldívias tornou-se independente. 

Rigorosamente islâmicos, os maldívios surpreenderam o mundo em 2008 e democraticamente elegeram para presidente o jovem Mohamed Nasheed por suas ambiciosas metas ambientais: quer tornar seu país o primeiro do mundo com emissão neutra de CO2. 

Mas como o futuro é incerto  estabeleceu um fundo para aquisição de terras no Sri Lanka e na Austrália para onde poderão se mudar em caso de afundamento das Maldivas.

Thilafushi é o nome de uma das ilhas do arquipélago. Ela foi reservada para receber e tratar todo o lixo do país.






Fonte: Revista GEO

Nenhum comentário: