terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ALZHEIMER - Angostura concentra 50% dos doentes por hereditariedade do mundo

"A doença mais terrível da Terra".

Alzheimer é uma doença degenerativa, que causa perda da memória, atualmente incurável, mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento. Normalmente surge em pessoas com mais de 65 anos.

Há, no entanto, uma esperança de cura. Há alguns anos descobriu-se na Província de Antióquia-Colombia, nas comunidades de San Jose de la Montaña, Belmira e no lugar chamado Angostura, numa população de aproximadamente 5.000 pessoas, originárias de 25 famílias, a triste marca de 50% de todos os portadores de alzheimer por hereditariedade do planeta. Em segredo, estudos vêm sendo feitos há anos, na tentativa de descobrir as causas e em consequência desenvolver a cura. Atualmente publicou-se em Revista Científica.

A comunidade de Angostura isolou-se pela geografia e pelo terrorismo, gerando um núcleo de potenciais portadores da doença. 
- Quanto tempo ainda terei. Não tenho como escapar. Desabafa uma mulher com 40 anos de idade.
Ela tem razão, lá em média aos 47 anos a doença está instalada. 
- Essa forma precoce de doença já é um indício das causas e de como direcionar os estudos. Afirma um pesquisador. 

Mas há um dificultador na pesquisa, pois as reações de quem descobre ter um cromossomo potencialmente propenso à doença, é de desespero total. Portanto nos estudos, há números identificadores e não nomes. Isso porque no passado houve suicídios de jovens ao saber da doença.

No mundo todo há cerca de 30 milhões de afetados, mas com origem na hereditariedade são poucos. Na maioria, a doença começa causar efeitos depois dos 65 anos.


Fontes:
http://www.aarffsa.com.br
http://mundoasistencial.com
Colaboração: 
Renato M. Carneiro

Nenhum comentário: