quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SABA e a menor pista para pouso comercial do mundo

Tenho um amigo em Maringá-PR chamado Sabas e como conversar com pessoa inteligente é sempre positivo, aprendi mais uma: disse-me ele que existe uma ilha chamada Saba e cuja capital é The Bottom. Por si só já achei curioso e fui à pesquisa.

A Ilha de Saba tem origem vulcânica, está situada no Caribe e seu ponto culminante é um pico de 900 metros. Não existem praias em toda costa da ilha, uma vez que toda área costeira é feita de rochas e desfiladeiros em contato direto com o oceano.
É possessão holandesa e desde 01.10.2010 tem status de município holandês. A Ilha toda conta com 1.531 habitantes, sendo que 462 estão na capital. 


A pista do aeroporto com 400 metros (área utilizável de 300 metros) é a menor pista para pouso comercial do mundo.

Apesar de todos os pilotos dizerem que essa pista é a mais perigosa do mundo, nenhum acidente foi reportado durante todo tempo de existência do aeroporto.

Fontes de pesquisa e fotos:  www.cavok.com.br e www.worldatlas.com

Um comentário:

Sabas disse...

Amigo Ruy,
Fiquei feliz com a reportagem sobre a "ilha de saba".
Quem tem um nome como o meu, isso chega ser uma homenagem.
Sabas.