segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Zumbis existem ?

ZUMBI (ou zombie) é uma criatura fictícia  que aparece em livros, filmes e na cultura popular (é personagem do folclore haitiano). Trata-se de um morto reanimado ou um humano irracional que tem origem no sintema de crenças espirituais do vodu afro-caribenho, que contam sobre trabalhadores controlados por poderosos feiticeiros.

Pesquisadores que estudam a cultura haitiana relacionaram inúmeras histórias de corpos que voltaram à vida graças aos sacerdotes ou feiticeiros de vodu. Os zumbis são escravos descerebrados. Mito: Eles não têm autoconsciência e não chegam a representar perigo, a não ser que comam sal, o que restaura seus sentidos. 

O etnobotânico canadense Wade Davis não gosta de ser chamado de “zumbiólogo”, embora tenha se dedicado ao estudo desses seres no Haiti, onde viveu por três anos e relatou em seu livro "A serpente e o Arco-Iris" a descoberta de um veneno que faz alguém parecer que está morto, mesmo que esteja vivo. A poção, produzida por feiticeiros vodus a partir da toxina de um peixe nativo misturada a ervas alucinógenas e restos humanos como ossos e pele, seria o elemento central no processo de zumbificação, prática que iria bem além da simples magia negra, defende o cientista, mas que funcionaria como punição social dentro da cultura e dos costumes da religião vodu.

A palavra "zumbi" é igualmente cercada de mistério, mas sua origem pode estar nos termos nzambi ou nzumbi, que, em alguns idiomas do oeste africano, significam "divindade" ou "espírito ancestral" - possivelmente a mesma raiz do nome do nosso Zumbi, líder dos escravos rebeldes do célebre Quilombo de Palmares, no Brasil Colonial do século XVII, mas que nada tem a ver com os zumbis mitológicos.

Fontes: http://g1.globo.com e http://mundoestranho.abril.com.br
Ilustração: http://jornale.com.br

Nenhum comentário: