domingo, 6 de maio de 2012

MONTE SIÃO - Uma cidadezinha bacana em Minas Gerais

Com pouco mais de 20.000 habitantes, Monte Sião é um município do sul do Estado de Minas Gerais. Está localizada a uma distância de 30km de Ouro Fino.

Desde 1790 há registros de moradores na região onde está localizada a cidade, mas foi em 1849 que a comunidade recebia a autorização para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa (sendo a primeira do Brasil e hoje ocupando a condição de Basílica).

Em 1932 Monte Sião é elevada a Município.

Recebeu o nome de Monte Sião por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Mont Sion em Jerusalém.

Ainda nos tempos do Império a imigração italiana impulsionou a lavoura de café no Município gerando uma fase de prosperidade. Nos tempos da República a economia manteve-se estável, mas sem grandes desenvolvimentos, até que iniciou-se um novo movimento de industrialização e comercialização de malhas elevando a cidade na atual Capital Nacional da Moda Tricô. 







 


José Oscar Bernardi, o famoso Oscar, jogou em vários times brasileiros e foi destaque no São Paulo Futebol Clube, fez parte da seleção brasileira em 1978, 1982 e 1986, nasceu em Monte Sião.


Nenhum comentário: