sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cristóvão Colombo nasceu em Cuba ?

Estátua de Colombo em Cuba-Portugal
Nos bancos escolares aprendi que Cristóvão Colombo descobriu a América em 1492.

Aprendi que ele era italiano, nascido em Gênova e viveu na Espanha, convenceu os reis católicos espanhóis a patrocinarem a viagem que o levou a descobrir a América. Morreu na cidade de Valhadolid-Espanha.

Para mim essas informações permaneceram como verdadeiras, até que descobri o que se segue:

Segundo a tese defendida pelo historiador português Mascarenhas Barreto, CRISTÓVÃO COLOM era o pseudônimo usado por Salvador Fernandes Zarco, já que ele seria espião a serviço de Dom João II,  e teria nascido 1448 na pequena cidade de Cuba, região do Alentejo-Portugal.

Mascarenhas diz estranhar o fato de que um homem do povo possa ter embarcado numa cruzada de tal magnitude, e que tivesse sido recebido pelos Reis Católicos de Espanha e pelo Rei de Portugal D. João II, como poucos nobres o eram. Mistérios que começam no próprio nome do descobridor das Américas: Cristoforo Colombo, Cristobal Colón ou Cristóvão Colom. Mascarenhas investiu 15 anos de pesquisas em busca do verdadeiro Colombo, que nem italiano sabia falar ou escrever. 

Vide site da cidade de Cuba-Portugal:
http://www.cm-cuba.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=89&Itemid=884&lang=pt


2 comentários:

Arion disse...

Que coisa mais estranha. Também, até hoje, estou crente que esse indivíduo era genovês. Mas sabendo dessa pesquisa feita por esse histoiriador portugues, devo dizer, que acredito em seu trabalho.

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Rui,achei extremamente interessante sua postagem sobre a História.Bem sabemos que há muitos fatos da nossa História que ainda não sabemos qual é a verdade, principalmente sobre o Descobrimento do Brasil.Eu também não sabia sobre Colombo a não ser o que os livros escolares nos faziam crer.Um grande abraço!