terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lápis

O lápis é uma ferramenta que serve para escrever, riscar ou desenhar.

O lápis é formado por um estilete de grafite revestido por madeira. Também pode ser feito por cera colorida e revestido por madeira.  

Em 1564, foi descoberta na região de Cumbria, Inglaterra, uma grande jazida de grafite, material bastante puro e sólido, e os habitantes locais descobriram que era útil para marcar ovelhas. Fixando o grafite a um pedaço de madeira, nascia o lápis parecido ao que conhecemos hoje.

O lápis é universal, é com ele que crianças do mundo todo aprendem a escrever. É utilizado para escrita à mão livre e muito útil para anotações, rascunhos e desenhos. É um produto de longa duração e exige poucos cuidados de manutenção. Não é afetado por mudanças climáticas e escreve até debaixo d'água e no espaço. Não há outro inscrumento de escrita com tamanha versatilidade.

Um lápis redondo padrão mede 175mm x 7,3mm.
Orrisson Manoel Louro, de Belo Horizonte, possui a maior coleção de lápis do Brasil, de acordo com o RankBrasil. Ele possui mais de mil lápis, diferentes uns dos outros.

São Carlos-SP é a cidade que mais fabrica lápis no mundo. Em 1926 o imigrante suiço Germano Fehr e seu cunhado Fritz Johannsen instalaram em São Carlos a primeira fábrica de lápis da América Latina, mais tarde associaram-se ao alemão Johann Faber.

A produção anual de 1,8 bilhão de EcoLápis de madeira plantada torna o Brasil líder mundial no setor. A unidade brasileira da Faber-Castell produz mais de mil itens que abastecem o mercado interno e são exportados para mais de 70 países.

Um hectare de árvores plantadas gera 3.500.000 de lápis, 3.300m2 de chapas aglomeradas de madeira, casca para 90.000 vasos de violetas e cama para cem mil frangos.

O lápis tem dois companheiros inseparáveis: o apontador e a borracha.
 
Fontes: 
http://www.rankbrasil.com.br
http://www.faber-castell.de
http://www.jornalpp.com.br

Nenhum comentário: