sábado, 16 de março de 2013

O lugar mais alto no planeta

http://ecuador.teach-english-volunteer.com 
Todo mundo sabe que o Monte Everest, no Himalaia, é a mais alta montanha do mundo. De todas as partes do planeta escaladores viajam para poder chegar ao cume do Everest e carregar o título de ter conseguido alcançar o mais alto ponto da Terra. O Everest em seu topo está a 8,848 metros do nível do mar.

O que pouca gente leva em consideração é que o Monte Chimborazo, no Equador, com uma altitude de 6,267 metros acima do nível do mar (de acordo com o Wikipédia), portanto mais baixo que o Everest, tem a distinção de ser a montanha mais alta acima do centro da Terra. Isso acontece porque o planeta não é uma esfera, e fica mais larga na Linha do Equador. Com isso, o monte localizado a apenas um grau abaixo da Linha fica aproximadamente dois quilômetros mais distante do centro da Terra, em comparação com o Everest.

O Monte Chimborazo é um estratovulcão do Equador, localizado na Província de Chimborazo, próximo de Riobamba, cerca de 180km de Quito. Está inativo como vulcão a mais de dez mil anos.

Nenhum comentário: