segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os cavalos de São Marcos

Os Cavalos de São Marcos, também conhecidos como Cavalos de Bronze de Constantino, são quatro estátuas de cavalos, em bronze, formando uma quadriga, construídos no Século IV a.C.

Encontram-se na Catedral de São Marcos-Veneza-Itália, mas a história deles é bem curiosa.


Construídos na Grécia pelo escultor Lisipo sob encomenda de Plinio, foram transportados a Roma pelo Imperador Trajano e instalados sob o Arco de Trajano, durante o Séc. II d.C.


No Séc. IV, Constantino teria transportado para Constantinopla, nova Capital do Império, onde ornamentaram o Hipódromo de Constantinopla. 

Na Quarta Cruzada (1204), Dândolo apoderou-se e transportou-os de volta para a Catedral de São Marcos em Veneza.

No fim do Séc. XVIII, Napoleão Bonaparte invadiu a Península Itálica e carregou as estátuas para Paris, onde mais tarde mandou construir o Arco do Triunfo e lá as colocou. Com a Batalha de Waterloo, as estátuas foram novamente removidas e devolvidas para a Catedral de São Marcos (mantendo-se réplicas no alto do Arco do Triunfo). 

Em 1980, para proteger da poluição, as estátuas foram recolhidas no Museu da Basílica, sendo substituídas por réplicas na fachada da Basílica. 

2 comentários:

Rocio disse...

cavalos são animais muito amorosos e sábios. eles podem perceber situações. Eu tenho dois cavalos em minha propriedade e são muito inteligentes. Eu banhá-los, eu alimentá-los com Total Alimentos eo exército.

Anônimo disse...

obrigada, ajudou muito no meu trabalho!!!