Os Cavalos de São Marcos, também conhecidos como Cavalos de Bronze de Constantino, são quatro estátuas de cavalos, em bronze, formando uma quadriga, construídos no Século IV a.C.
Encontram-se na Catedral de São Marcos-Veneza-Itália, mas a história deles é bem curiosa.
Construídos na Grécia pelo escultor Lisipo sob encomenda de Plinio, foram transportados a Roma pelo Imperador Trajano e instalados sob o Arco de Trajano, durante o Séc. II d.C.
No Séc. IV, Constantino teria transportado para Constantinopla, nova Capital do Império, onde ornamentaram o Hipódromo de Constantinopla.
Na Quarta Cruzada (1204), Dândolo apoderou-se e transportou-os de volta para a Catedral de São Marcos em Veneza.
No fim do Séc. XVIII, Napoleão Bonaparte invadiu a Península Itálica e carregou as estátuas para Paris, onde mais tarde mandou construir o Arco do Triunfo e lá as colocou. Com a Batalha de Waterloo, as estátuas foram novamente removidas e devolvidas para a Catedral de São Marcos (mantendo-se réplicas no alto do Arco do Triunfo).
Em 1980, para proteger da poluição, as estátuas foram recolhidas no Museu da Basílica, sendo substituídas por réplicas na fachada da Basílica.
2 comentários:
cavalos são animais muito amorosos e sábios. eles podem perceber situações. Eu tenho dois cavalos em minha propriedade e são muito inteligentes. Eu banhá-los, eu alimentá-los com Total Alimentos eo exército.
obrigada, ajudou muito no meu trabalho!!!
Postar um comentário