São Patrício (Saint Patrick) é o padroeiro da Irlanda. Alguns estudos dizem que ele nasceu no País de Gales e foi levado a Irlanda, após ser sequestrado por piratas e vendido como escravo, quando tinha apenas 16 anos. Ele conseguiu escapar e seis anos mais tarde iniciou seus estudos para se tornar sacerdote.
São Patrício viajou por toda a Irlanda, para converter os pagãos ao cristianismo; ele instituiu mosteiros, criou escolas e igrejas para ajudar na conversão. Pregou durante 30 anos e morreu no dia 17 de marco de 461 DC, data que é comemorada desde então o dia de São Patrício em todo o país e lugares onde hajam irlandeses.
Diz a lenda que São Patrício expulsou todas as cobras da irlanda, forçando-as ao mar onde se afogaram. Hoje é cientificamente comprovado que não existe nenhum vestígio desse réptil na ilha.
O trevo de três folhas é um símbolo do país, porque é dito que São Patrício o utilizou para explicar a Santíssima Trindade e assim convenceu o povo a converter-se ao cristianismo. A cor verde (do trevo) também é a cor mais associada à Irlanda, e está presente na bandeira nacional representando os cristãos da Irlanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário