sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Parque Nacional do Iguaçu

Foto: Marina Maester
O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no Estado do Paraná, na região extremo oeste, fronteira com Argentina. É uma Unidade de Conservação Brasileira. A 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu e a 5 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, tem uma área de 185.262,20 hectares e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas do planeta, as Cataratas do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Dados do IBAMA dão conta de que foram registrados 257 espécies de borboletas, mas estima-se que existam cerca de 800 espécies. Foram catalogados 12 espécies de anfíbios, 41 de serpentes, 8 de lagartos, 45 de mamíferos, 18 de peixes e 200 de aves.

O Parque Nacional do Iguaçu foi efetivamente criado pelo Decreto-Lei 1.035, em 10.01.1939, pelo Presidente Getúlio Vargas, mas a história conta que em 1542 o espanhol Dom Álvar Nuñes Cabeza de Vaca esteve na região e relatou a existência das Cataratas do Iguaçu. Em 1876 o engenheiro André Rebouças sugeriu a D. Pedro II a criação do Parque Nacional. Em 1916 Santos Dumond ficou tão impressionado com a beleza das cataratas que pressionou com seu prestigio o então Presidente do Paraná Afonso Camargo (natural de Guarapuava) a criar o Parque Nacional. Em 1930 o Governo do Paraná já havia feito as desapropriações aumentando a área para que o Governo Federal pudesse efetivar a criação do parque. 

Recentemente as Cataratas do Iguaçu passaram a figurar entre as 7 Maravilhas da Natureza.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal a reportagem.

Jorgeana Jorge disse...

Como sempre, perfeitas suas fotos. Elas muito me ajudaram na composição das cenas do meu livro Enquanto Eu Dormia que se passa em sua bela Guarapuava. Obrigada.

Jorgeana Jorge