sábado, 13 de setembro de 2008

PARANÁ - ESTADIO DE FUTEBOL

O Ypiranga Futebol Clube foi fundado em 06 de agosto de 1920. Dois anos depois foi inaugurada a arquibancada em madeira. Até os dias de hoje, a arquibancada foi reformada várias vezes para atender as necessidades dos atletas e do próprio quadro social do clube.

Os beirais de lambrequim, os treliçados de arremates e os guarda-corpos vazados complementam e emolduram o pavilhão conferindo-lhe, juntamente com as cores contrastantes com que é pintado – branco e vermelho – um traço cultural dos colonizadores europeus.

Ao nível do campo de futebol está o salão, o bar, a cozinha, banheiros, sala de troféus e diretoria, fechados na frente por alvenaria e nas laterais e fundos por tabuado. Sobrepõe-se a esse corpo o pavilhão da arquibancada, totalmente estruturado em madeira e composto por sete fileiras de bancos protegidos por uma cobertura de quatro águas erguida por delgados montantes.

Localizado na cidade de Palmeira-PR, está tombado pelo patrimônio histórico paranaense.

Um comentário:

Arion disse...

Graças ao seu interesse em querer que as pessoas conheçam coisas marcantes nas cidades, tive o privilégio de conhecer esse estádio.