segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MALBA TAHAN - o brasileiro

Os gênios são "extranhos seres". Desde criança, Julio Cesar de Mello e Souza tinha suas manias, como manter uma coleção de sapos vivos em casa, em Queluz-SP. Adulto, dedicou-se à luta em prol dos leprosos e hansenianos, editando durante 10 anos a Revista Damião, por essa causa. Nasceu em 06.05.1895, na cidade do Rio de Janeiro.

Professor que andava mais rápido que seu tempo.
Foi professor de história, geografia e física até se dedicar à matemática, quando sua fama espalhou-se até o dia de sua morte - provavelmente enfarte - depois de fazer uma palestra em Recife em 18.06.1974. Mas a fama mesmo, não vem só pelo fato de Julio ser professor e sim de ter criado o personagem Malba Tahan, e ambos, Malba e Julio terem editado 69 livros de contos e 51 de matemática.
O incrível é que enquanto criança, Julio não era muito chegado à "aritmética" e teve umas notas vermelhas em seu boletim.

Malba Tahan, tem entre os títulos mais vendidos:
-O homem que calculava; está na 38ª edição.
-Contos de Malba Tahan
-Lendas do Deserto
-Lendas do Oásis
-Lenda do Ceu e da Terra
-Mil histórias sem fim

Em homenagem à Malba Tahan, o dia 6 de maio - data de nascimento de seu criador -, foi decretado Dia da Matemática pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: