sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Loteria Holandesa


Fico horrorizado ao ver filas de gente se formando na porta de uma lotérica. Ganância, sonhos, crenças.
Por que as pessoas apostam em jogos?
Qual a razão de um apostador pensar que vai ficar milionário, simplesmente elegendo alguns números?
Questionamentos como esses não terão respostas tão facilmente. As vezes até eu faço apostas.

Minha intenção aqui é desvendar algumas questões curiosas a respeito da existência da loteria. Na China antiga o governo já se utilizava de uma forma de arrecadação oferecendo prêmios, muito parecida com as loterias. Oficialmente, a Holanda foi o primeiro país a instituir a loteria. Conhecida como a loteria nacional holandesa, foi fundada em 1726, e está em funcionamento até hoje. O termo loteria provém de uma palavra holandesa “Loterij” que tem o significado ”destino". A Dutch Postcode Lottery (Loteria de Código Postal Holandesa), lançada em 1989, é única por dois motivos: todo mês e duas vezes no mês de julho, milhares de ganhadores são sorteados. Além do vencedor principal, há vencedores da rua e do bairro onde ele mora. Há uma grande distribuição de pequenos valores. E o mais importante é que 50% da renda bruta da loteria vai diretamente para obras de caridade, com ênfase nas que se dedicam à justiça social, à proteção ambiental e à assistência para o desenvolvimento. Desde sua fundação, em 1989, a loteria já doou mais de US$ 3,1 bilhões a um grande número de ONGs, entre elas Médicos Sem Fronteiras, World Wildlife Fund-WWF, Anistia Internacional e Greenpeace. É um mecanismo onde todos ganham. Aliás, no mundo todo, a loteria tem por objeto a arrecadação de valores para investimentos em melhoria da qualidade de vida de seu povo. A loteria holandesa, em especial, tem sido alvo de estudos e divulgação ao mundo, pois trata-se de uma "instituição" séria com propósitos corretos, seu compromisso é melhorar o mundo em que nós todos vivemos.
A loteria tem duas razões antagônicas: uma individual e outra coletiva, a do cidadão que é se tornar milionário da noite para o dia, e a do estado que é arrecadar fundos para investimentos à melhoria de qualidade de vida da sociedade.
Na foto a entrega de um cheque à Sea Shepherd, que se comprometeu a usar esses fundos em vigilante batalha contra piratas japoneses em caça a baleias. 

Fontes: blog.seashepherd.org.br e www.industriaecomerciobrasil.com.br/casa-loterica

Um comentário:

Maria Dias disse...

Oi...

Estive um pouco ausente mas já estou de volta.Gosto do teu blog pois com tuas lentes me enriqueço bem mais.Obrigada por compartilhar conosco o teu conhecimento !

Beijo!