sexta-feira, 5 de março de 2010

Famosa foto de Che completa 50 anos hoje

O Jornal Folha de São Paulo, em seu Folha Online-Ilustrada, de hoje, publicou:
 
"Hoje se completam 50 anos do dia em que o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, tirou a famosa fotografia em primeiro plano do argentino Che Guevara, com sua boina de guerrilheiro e o cabelo alvoroçado, uma das imagens mais reproduzidas, veneradas e comercializadas do século 20.
Em 5 de março de 1960, Che, decretado "cubano de nascimento" por seu companheiro de armas Fidel Castro, assistia com outros líderes da revolução recém-nascida ao funeral de quase 100 vítimas do atentado que sofreu na véspera, no porto de Havana, o navio francês La Coubre, carregado de armas. 

Próximo ao guerrilheiro argentino estavam os intelectuais franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, perseguidos por Korda, fotógrafo do periódico "Revolución", com o rolo fotográfico a ponto de acabar e uma lente de 90 milímetros. A foto nem acompanhou a reportagem do evento. Korda a ampliou e pendurou em seu estúdio, junto a um retrato do poeta chileno Pablo Neruda e imagens de familiares."

Sem a menor intenção de seu autor, a foto percorreria o planeta em capas de livros, cartazes políticos, fachadas de edifícios e camisetas da moda. E continua sendo largamente utilizada nos dias de hoje. 

Obs: Assunto já foi publicado neste blog em 18.09.2008.
Nesta foto eu visitava a Praça da Revolução-Havana, em 31.04.2008.

Um comentário:

Maria Dias disse...

Oi!

Essa foto realmente é imortal...Interessante como tempo passa.E Che foi um grande lutador!

Beijo!