sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CAPRIVI - Você sabe o que é ?

Se eu te disser que na Namíbia há um Bantustão chamado Kavangoland e está localizado no Caprivi, você acredita?
Pois há e você pode acreditar, mesmo não entendendo patavina do que eu acabei de dizer.
Sobre a Namíbia eu já fiz referências neste blog, sobre Bantustão eu já escrevi neste blog e este post é dedicado ao Caprivi.

A Faixa de Caprivi é um estreito corredor terrestre na forma de cabo de frigideira, com cerca de 450 km de comprimento e largura de 30 km, situado no nordeste da Namíbia (África) e que permite ligar a região de Caprivi ao resto do território namibiano. É assim nomeado em homenagem ao chanceler alemão Leo Von Caprivi.
A Faixa de Caprivi foi criada pelo Tratado de Helgoland-Zanzibar, assinado em 01.07.1890 entre Alemanha e Reino Unido, países que controlavam a região. Nesse tratado a colônia alemã (hoje Namíbia) teria acesso a um dos grandes rios africanos, o Rio Zambeze, e conseqüentemente ao Oceano Índico. A partir de 1972, a Faixa de Caprivi fez parte do Bantustão de Kavangoland.

A zona é rica em minerais, vegetação e uma fauna numerosa e variada e o acesso ao Rio Zambeze confere-lhe potencial para a inclusão em rotas comerciais até a África Austral, mas os caprichos do rio, as cataratas e a instabilidade política, tem adiado o desenvolvimento econômico e comercial da região.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Faixa_de_Caprivi

Um comentário:

Maria Dias disse...

Saudades deste cantinho tao especial!

Beijo!

Maria