terça-feira, 12 de abril de 2011

CEP - Código de Endereçamento Postal

O código postal é um sistema numérico ou alfa-numérico que atribui a diferentes áreas ou locais de um país, um código para identificar o endereço. Esse código serve para facilitar a identificação de um endereço de destino pelas máquinas de roteamento existentes nos correios. É geralmente uma série de dígitos, mas em alguns países os códigos postais incluem letras.

O código postal foi criado e inicialmente utilizado pela República Federal da Alemanha no início dos anos 60, do século passado, sendo em alguns anos mais tarde utilizado pelos EUA. O Brasil só passou a utilizar o CEP em 1992, porém já utilizava um código postal desde 1972.

No Brasil os códigos postais são formados por oito algarismos, sendo que o primeiro identifica um estado ou uma região. Oito, por exemplo é o algarismo inicial do código de endereçamento postal dos estados do Paraná e Santa Catarina. Há CEP para uma cidade inteira, como há para uma rua, ou ainda para um órgão ou uma entidade. O Papai Noel do Brasil tem um CEP próprio.

CURIOSIDADE 1: A União Postal Universal (UPU) é uma organização intergovernamental ou internacional que agrupa os serviços postais de cerca de 190 países e regiões autônomas, do qual o Brasil faz parte e está sediada em Berna-Suiça. A UPU foi a segunda instituição criada para congregar interesses globais, em 1874 (antes só existia a União Internacional de Telecomunicações).

CURIOSIDADE 2: A única empresa presente em todos os municípios brasileiros é a ECT-Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Fontes:
http://es.wikipedia.org
http://pt.wikipedia.org

2 comentários:

Maria Dias disse...

E sem cep as correspondencias nao chegam a lugar nenhum...

Beijo!

Maria

Arion disse...

Pois é, e pensar que os Correios já foram a empresa com atendimento perfeito na sua proposição de comunicação entre as pessoas no Brasil. Hoje seu atendimento está quase caótico, certamente por incompetência administrativa nos últimos anos.